sexta-feira, 15 de abril de 2016

Reciprocidade

De acordo com o dicionário recíproco exprime algo que se realiza entre duas pessoas ou dois objectos actuando um no outro.
Tratando-se de relacionamentos de qualquer tipo, ela é a mesma coisa, exprime a acção de vários sujeitos exercida reciprocamente. Há quem diga que temos que dar tudo de nós sem esperar nada em troca. Certo e errado.
Certo porque os relacionamentos têm que ser livres, as pessoas têm que estar lá de livre e espontânea vontade, sem contratos, sem cobranças de modo que se já não der para lá estar, saiam, pulem do barco.
Errado porque acredito que faça parte da natureza humana, por mais errado que seja, fazemos algo e esperamos resultados. Plantamos para colher. E dar tudo de nós é um investimento do qual esperamos retorno. Uma coisa é investir num negócio falido, já a saber de antemão que não haverá lucro, conformar-se e viver com isso, é uma escolha, mas acreditem até nesse caso sempre existe esperança, lá no fundo mas existe...Outra bem diferente é investir num negócio que esteja em alta e mesmo assim não esperar lucros. Não faz sentido. Vive-se na expectativa e na ansiedade para que cheguem os lucros. Se não qual é o objectivo do investimento?
No campo da amizade tem aquele amigo para quem que você sempre liga, sempre que pode procura por ele. Mas por mais boa, amigável que a pessoa seja, nalgum momento desistimos de ser sempre nós a dar o primeiro passo. Quem tem ou teve amigos assim sabe bem o que é isso.
No campo sentimental é a mesma coisa, aquele parceiro que não colabora, você se sente a gerir a a relação por vezes até sente que está envolvida consigo mesma, a namorar sozinha.
Na verdade a reciprocidade não precisa ser no mesmo nível ou ao mesmo tempo. Só precisa existir.
Se um amigo visita num final de semana não precisa necessariamente marcar com ele ou sequer ir a casa dele no seguinte. Precisa é ter em mente que tem que manter contacto com ele de algum jeito, por mais que lhe ligue 1 ou 2 meses depois para dar um Oi. É o teu momento, lembrou-se dele naquele dia.
O parceiro não é obrigado a fazer tudo que faz por ele. Você manda SMS de bom dia, liga durante o dia nas horas de trabalho. Não pode esperar que faça o mesmo. Claro um e outro dia ainda possa te surpreender com uma chamada a meio do dia ou um convite para para um passeio. Agora se não responde às SMS, mal atende as chamadas e quando perde não retorna, além da falta de educação e respeito não está a fim. Aí a reciprocidade anda longe.

A decisão de ficar ou sair dessa relação é muito pessoal, mas a princípio já se sabe que seja lá o que vocês têm, não é recíproco.

2 comentários:

  1. Eu acho que fomos ensinado desde de cedo que temos que tratar a pessoa duma determinada maneira para a pessoa nós tratar da mesma maneira ou melhor, e que os nossos actos tem consequências. Só que a cada dia notamos que o mundo está mas egoísta e que o egocentrismo esta em alta.
    E muito opta por serem celibatário assim a menos esperança na nossa sociedade.

    ResponderEliminar
  2. Cara leitora, tem toda razão o egocentrismo está em alta. As pessoas querem ser o mundo de alguém sem mover um dedo sequer pelo outro. Dura realidade!
    Mas mesmo assim não acho que o celibato,fugir dos problemas seja a solução. Acredito que no meio de tantos egocêntricos existam alguns que valham a pena. Tenha paciência e siga- nos sempre

    ResponderEliminar